Decidida a perder todos os quilos adquiridos, comecei a fazer dieta, e assim, precisei no fim criar uma própria que satisfizesse minha boca, estômago e mente. Enveredei pelo mundo do low carb, criei receitas fantásticas, perdi 12 kg e recuperei minha paixão por cozinhar. E aqui estou de volta. Porque não adianta. A cozinha é onde meu coração realmente está. E ninguém foge do coração por muito tempo.
E então, nada melhor que voltar num brinde à maternidade. Nesse caso, dedicado à minha mãe, pois essa receita foi feita para ela: Babka de chocolate e canela.
Babka não é uma receita que se vê muito no Brasil. Um mix entre challah, brioche, chocotone e bolo de rolo (!), o babka não é nem pão nem bolo nem sobremesa. É assim... Babka! Mas pode ser consumido como qualquer uma das alternativas. É uma receita tradicional judaica, proveniente de algum país da Europa Oriental (as fontes discordam sobre essa informação), recheada ou de chocolate ou de canela, enrolada como um rocambole e torcida, consumida em eventos festivos religiosos. Minha mãe ama esse treco. Sempre que vamos aos EUA, passamos num Dean & DeLuca e lá vai minha mãe para a sessão pães/bolos pegar seu Babka. Parte para consumir na viagem, parte para trazer para o Brasil.
Esses dias estava olhando meus livros de pães. Peguei num livro que comprei durante a gravidez, mas que nunca tinha feito nenhuma receita. O livro, Simply Great Breads, é fantástico. Escrito por um padeiro super premiado, é talvez o que tenha mais detalhes e dicas para um pão perfeito que eu já vi.
E eis que lá no fim: Babka de chocolate. Minha mãe come mais a versão com canela. Mas pensei: por que não chocolate COM canela? Amo essa combinação.
Tiro a batedeira lá do alto, compro os ingredientes e vamos lá. É uma receita que demora para ser feita, pois a massa tem que descansar na geladeira pelo menos uma noite inteira- e isso é ótimo. Pão é para quem tem paciência. Quanto mais ele se desenvolve, mais sabor terá. E acredite, não tem nada melhor do que fazer um pão do zero. E eu não estou falando de fazer na máquina, não. Apesar dessa massa ser feita em batedeira, com o gancho para pães, ver a massa se tranformar, ficar elástica e ir exalando o aroma do fermento com a manteiga... É muito, mas muito legal.
A minha primeira tentativa, fiz um mega Babka. O negócio cresceu muito, ficou gigante, lindo e perfumado. E se acabou rapidamente. A massa fica úmida, entre uma challah e um panetone. Incrível. Mas por ter feito uma formato "livre", a massa cresceu muito para os lados e perdeu a característica das camadas do recheio (por isso digo que ele também tem um "quê" de bolo de rolo). Na segunda tentativa (no dia seguinte!) dividi a massa em dois e assei em formas de bolo inglês- o resultado fica melhor.
Como sempre, quanto melhor a qualidade dos ingredientes, melhor ficará seu Babka. E prepare-se para viciar!
Bab(k)a, Baby, Bab(k)a!
Babka de Chocolate e Canela (rende 2 babkas)
163 ml de leite morno
40g mascarpone
100g açúcar
2 ovos + 1 gema
1 col chá extrato de baunilha
1/2 col chá sal
500g farinha de trigo
70g farinha de glúten (você pode usar apenas farinha normal, mas a farinha de glúten garante uma massa mais fofinha- uso a da marca Macrozen)
10g fermeto bilógico instantâneo
140g manteiga amolecida picada
Recheio:
250g chocolate meio amargo picado fino
100g açúcar
2 col chá cheias canela em pó
(reservar 1 col sopa para a cobertura)
Cobertura
2 col sopa creme de leite fresco
1/2 gema batida
1 col sopa do recheio
Combine o leite, mascarpone, açúcar, ovos, gema, baunilha e sal numa tigela. Mexa bem. Adicione os secos. Misture com uma espátula até tudo incorporar. Bata a massa com uma batedeira provida de gancho na velocidade baixa por 5 minutos. Com a batedeira ligada, vá adicionando um pedaço de manteiga por vez. Quanto toda manteiga estiver incorporada aumente a velocidade para média e bata por mais 5 min (ficará uma massa grudenta e coesa). Transfira para uma tigela untada. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 8-12h.
Retire a massa da geladeira e divida-a em 2. Polvilhe farinha de trigo numa superficie e abra uma das metades da massa com um rolo, até que fique um retângulo com uma espessura de +- 3mm. Polvilhe metade da mistura de chocolate. Enrole a massa como um rocambole no sentido do comprimento. feche num círculo e dobre a massa 2x, formando dois "oitos". Tranfira para uma forma de bolo inglês untada. Cubra com papel filme e deixe a massa crescer por 2 horas. Repita a operação com a outra metade da massa.
Retire o papel filme e pincele a mistura de creme de leite com gema. Salpique a mistura de açúcar, canela e chocolate. Asse em forno 175 graus por 35-40 min, até a superfície estar bem corada.
Desenforme morno e deixe esfriar numa grade de alumínio.
Aproveite! E não se pese no dia seguinte!
Que barato, Mari! Você tem blog e eu amei conhecer. E adorei o post! Voltarei mais vezes. Beijo na sua mãe e outro pra vc!
ResponderExcluirSheila