terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fast Food!

Quando a gente é criança, é MacDonald´s. Quando é adolescente é milkshake do Bob´s. Quando vira adulto que trabalha é Fridays, Fiftie´s, PJ Clarck e afins. Agora, quando a gente cozinha, é macarrão. Se você está com fome e tem um pacote de macarrão, azeite, alho, uma lata de tomate pelado e parmesão, em 15 minutos você tem uma refeição. Das boas. Daquelas que conforta a alma. Pense bem: é muito menos tempo que sair pra comer aquele hambúrguer ou pedir aquela pizza. Pra mim, o macaroni é o verdadeiro ícone de comida rápida. Quisera eu morar em Bengodi, terra inventada por Boccaccio em 'Decameron', onde existia uma montanha de queijo parmesão- em seu cume, o povo vivia a fazer macarrão e raviólis, para depois jogar para a galera-muito sortuda, diga-se de passagem, lá de baixo... Obrigado, Itália, por difundir essa maravilha! E dane-se os triglicérides!
Seria muito mais glamuroso acreditar que foi realmente o globe trotter mais famoso do mundo, Marco Polo, que introduzira o macarrão, trazido da China (super "in") direto para Veneza. Mas a verdade é que existem registros muito antigos que colocam a pasta em território italiano bem antes de 1295.
Essa semana vou falar um pouco sobre a fantástica experiência de fazer o próprio macarrão. Fantástica porque depois que você aprende a técnica básica pode criar a massa no formato que quiser, adicionar sabores diferentes, criar o recheio que lhe vier à cabeça.
Hoje vamos falar sobre gnocchis, uma das massas mais fáceis de preparar, mas que possui seus truques. É realmente fast food, pois uma vez cozidas as batas, não se leva mais de 15 minutos pra preparar a massa. O gnocchi é uma das massas mais antigas, e sua origem está no norte da Itália, onde o trigo era mais escasso e por isso acrescentavam batatas à massa. Depois de dominada a técnica básica, você pode tentar fazer gnocchi de mandioquinha, batata doce, abóbora, espinafre, cenoura, beterraba, castanhas, milho...
Ainda não é dia 29 (aliás, ninguém sabe de onde vem essa tradição do gnocchi da sorte!), mas qualquer dia é dia para se comer essa fofura!

O que é importante no preparo de um bom nhoque:
1- as batatas devem ser cozidas (sempre iniciando com água fria!) com casca e esta deve estar íntegra para evitar que as batatas acumulem água demais- caso a casca se rompa no cozimento, levá-la ao forno por uns 10 min para secá-la
2- as batatas devem ser aproximadamente do mesmo tamanho, para que tenham um cozimento homogêneo
3- espremer as batatas ainda quentes e trabalhar a massa logo em seguida- se a massa esfriar antes do manuseio, ficará borrachuda
4- incorporar o mínimo de farinha de trigo necessária para a massa tomar forma e permitir seu manuseio- de enrolar, cortar- o gnocchi deve ter gosto de batata e não de farinha!
5- trabalhar a massa o mínimo possível - ou ela ficará pegajosa e será necessário incorporar mais farinha
6- cozinhe poucos gnocchis de cada vez- no máx 200g por vez

Gnocchi de batata, espinafre, tomatinhos, ricota, queijo de cabra e nozes pecã

para o gnocchi
500g de batata com casca
150g farinha de trigo
1 ovo pequeno batido
sal, pimenta, noz moscada
2 col sopa de parmesão ralado na hora

Cozinhe as batatas com casca por cerca de 30-40 min (até estarem bem macias). Retire a casca com a batata ainda quente e passe no espremedor ou numa peneira. Coloque a batata ralada numa superfície e junte o sal, a pimenta, a noz moscada, o parmesão e o ovo. Comece a trabalhar a massa incorporando o trigo- inicie com 2/3 do trigo e só incorpore o resto se a massa não estiver tomando forma. Trabalhe a massa o mínimo possível. Faça pequenos cilindros (cobrinhas) e corte os gnocchis. Cozinhe em água fervendo com sal- quando chegarem à superfície conte cerca de 2-3 min. Retire os gnochis da água e coloque no molho.

molho
1/3 maço espinafre (só as folhas)
1 xic cheia de tomatinhos picados (eu prefiro o Sweet Grape, que é bem docinho)
2 dentes de alho
azeite
1/2 cálice vinho do porto
1/4 xic nozes pecã
1 col sopa queijo parmesão
1 col sopa manteiga
lascas de queijo de cabra
1/3 xic ricota fresca amassada

Mergulhe as folhas de espinafre em água fervente salgada por 30 segundos, Retire e pique grosseiramente. Reserve.
Aqueça 1 col sopa de azeite e acrescente os tomates. Acrescente 1 dente de alho picado e deixe os tomates murcharem. Quando líquido dos tomates secarem, junte o vinho do porto e deixe reduzir até secar. Reserve.
Num pilão amasse a pecã, 1 col sopa azeite, o parmesão e 1 dente de alho. Reserve.
Numa frigideira aqueça 1 col sopa de manteiga. Acrescente o espinafre e refogue cerca de 1 minuto. Acrescente os toamates e a pecã. Ajuste o sal e a pimenta.Por fim junte a ricota e o queijo de cabra e acrescente o gnocchi cozido.

Buon appetito!

2 comentários:

  1. E eu achando que estava abafando com a minha massa pronta italiana e o melhor molho do mercado .ah e o parmesao faixa azul DE SAQUINHO! Ui

    ResponderExcluir
  2. Não vai ter jeito: o gnocchi vai ter que sair no domingo! Achei esse blog uma tentação; cheguei por indicação da Virgínia e não vou querer tirar o pé daqui!
    Abraços.

    ResponderExcluir