quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Paixão nacional


Hoje acabei os testes dos meus brigadeiros gourmets. Aproveitei que era aniversário do sogro pra ter motivo pra distribuir vários tipos diferentes dessas bolotas cremosas... Eu, como toda e qualquer brasileira do sexo feminino, AMO brigadeiro, mas devo confessar que minha primeira experiência com esse docinho foi um total desastre! Eu devia ter uns 12 anos, sei lá, e minha tia chegou em casa com um sorvete e deu a idéia de fazermos uma calda de brigadeiro pra acompanhar. Caiu então na besteira de me pedir pra fazer a tal calda. Primeiro me perguntou: "Você sabe fazer brigadeiro, né?". Diante daquele "né", como eu podia dizer que não fazia a menor idéia? Afinal, brigadeiro devia constar no arsenal culinário básico de qualquer pré-adolescente... Se eu tivesse google e iphone naquela época, ia ser molinho, molinho, mas não era o caso... E minha tia, talvez notando uma certa reticência, me disse (depois vim a constatar, também desprovida de qualquer senso de noção) que depois que começasse a borbulhar, era só contar uns 5 minutinhos... Bom, pelo menos os ingredientes eu sabia, porque já tinha visto minha mãe e as empregadas prepararem. E lá fui eu mexer leite Moça, Nescau e margarina. A massa começou a borbulhar, mas eu pensei- bom, deve ter que ferver! E quando aquilo já estava uma lava pululante (provavelmente já no ponto) eu contei os tais 5 minutos. Apaguei o fogo. Ia provar o brigadeiro quando o telefone tocou. E esqueci a colher de inox dentro da panela. Naquela época, não sei como, adorava ficar horas ao telefone com as amigas. Quando voltei uns 30 min depois... Bom, não precisa nem dizer! Acho que nem Excalibur estava tão presa na rocha como aquela colher no meio daquela massa pétrea! Tentei, tentei, e nada- a colher ficou totalmente torta!!!! Quando minha tia veio ver meu feito acabamos dando muitas risadas. Ficamos brincando que eu tinha criado uma arma mortal: se jogássemos o brigadeiro na parede, quebraríamos todos os azulejos. A colher- e a panela, foram para o lixo.
Hoje, não só o trauma foi desfeito, como a técnica aprimorada. A começar pelos ingredientes...
1- leite condensado (ainda uso o Moça!)- só uso cozido- encho uma panela de água e coloco a lata fechada dentro. Levo pra ferver e deixo cerca de 1h (a água sempre deve cobrir a lata). O leite condensado fica mais escuro, quase um doce de leite mais claro. Isso confere ao brigadeiro mais complexidade e o deixa muito mais cremoso
2- manteiga- só uso manteiga de verdade, sem sal. Jamais margarina!!!
3- chocolate- não uso chocolate em pó- apenas chocolate de verdade. Como não gosto de chocolate muito doce, uso um 65%- atualmente tenho usado um da Callebaut pra uso culinário que já vem em chips, que é super fácil derreter (compro na Central do Sabor). Mas vc pode usar em pó, desde que não seja achocolatado!
4- gemas - sempre uso - ajuda a dar o ponto mais rápido e emulsiona melhor o brigadeiro, fazendo os sabores se misturarem melhor.
Vou então compartilhar 4 receitas que fiz esses dias como teste pro chá de bebê (junto com o brigadeiro de doce de leite). Pra tentar economizar um pouco nas calorias, fiz meia receita de cada, que é como vou postar. Vocês usem a proporção que preferirem.

Brigadeiro de limão siciliano e amêndoas (sem chocolate)


Esse brigadeiro fiz porque minha sogra tem crises de enxaqueca mega com chocolate. Aliás, todas as minhas segundas-mães têm enxaqueca: tia, madrasta e sogra!
A inspiração desse brigadeiro é o petit gateau de limão siciliano do due cuochi- tudo!

1/2 lata leite condensado cozido
3 col sopa cheia leite ninho
1/2 col sopa manteiga sem sal
1 gema
raspas de 1 limão siciliano pequeno (apenas a parte amarela- nunca chegar à parte branca, que é amrga!)
5 col sopa de praliné de amêndoas

Cobertura: praliné de amêndoas pulverizado misturado com raspinhas de 1/2 limão siciliano.

Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo baixo. Estará no ponto quando desgrudar das laterais da panela. Despeje em uma tigela untada com manteiga. Quando chegar à T ambiente coloque na geladeira por 30 min antes de enrolar- essa massa, por não levar chocolate, é um pouquinho mais mole, e eu aconselho depois de enrolar também guardar em geladeira. Coloque nas forminhas e mergulhe a parte superior no praliné.

*Praliné de amêndoas

Leve 1/2 xic de amêndoas ao forno para tostar levemente
Faça um caramelo: numa panela misture 1 xic açúcar com 1/4 xic água- leve ao fogo médio, sem mexer até ficar uma cor âmbar. Unte uma forma de teflon com manteiga, coloque as amêndoas e despeje o caramelo ainda quente por cima. Quando já estiver frio e duro, bata tudo no liquidificador até virar uma farofa.

Brigadeiro de chocolate meio amargo e pêra


Pêra e chololate é uma combinação espetacular! Esse Natal levei pra minha mãe um panetone dessa dupla que durou uns 15 minutos. Fora de série! Eu e meu marido também adoramos aquelas bolachinhas da Casino- não dá pra guardar o pacote!!!

Esse brigadeiro foi o meu favorito!


1/2 lata leite condensado cozido
1/2 col sopa manteiga sem sal
1 gema
4 1/2 col sopa cheia de chocolate meio amargo (picado ou em raspas)
1/4 xic licor de pêra- reduzir no fogo até virar 1 col sopa
1 pêra cozida (vide receita torta de pêra) cortada em cubinhos
Cobertura: raspas de chocolate ao leite

Leve todos os ingredientes menos a pêra ao fogo médio.
Estará no ponto quando desgrudar das laterais da panela
Acrescente a pêra picada. Despeje num refratário untado com manteiga. Deixe esfriar. Enrole e passe nas raspinhas de chocolate ao leite.

Brigadeiro de chocolate branco caramelado e biscoito


Aqui a minha inspiração veio de um de meus blogs favoritos: o ideas in food. Já tinha visto sobre o choc branco caramelado há mais de 1 ano, mas agora acabei de comprar o livro deles recém-lançado (adoro qdo faço comprinhas na amazon!) e lá estava a receita. O cheiro desse chocolate fica uma loucura!


1/2 lata leite condensado cozido
1/2 col sopa manteiga sem sal
1 gema 100g chocolate branco caramelado
4 col sopa de biscoito de chocolate (eu usei negresco) picado
Cobertura
biscoito de chocolate triturado
Leve todos os ingredientes- menos o biscoito, ao fogo médio-baixo. Estará pronto quando desgrudar das laterais da penela (o chocolate branco ainda estará em pedacinhos). Acrescente o biscoito. Despeje em refratário untado com manteiga. Deixe esfriar, enrole e cubra com a farofa de biscoito.
*Chocolate branco caramelado
Pique grosseiramente 100g de chocolate branco de boa qualidade (eu usei Lindt) e coloque num pote hermético (aqueles de vidro com rosca de metal). Encha uma panela de pressão até 1/3 com água fria. Coloque o pote , tampe e leve ao fogo. Cozinhe em pressão máxima por cerca de 30 min. Retire o pote da panela quando a panela estiver despressurizada e a água morna.

Brigadeiro de chocolate meio amargo e rosas


Essa combinação exótica é fascinante. Quando fui à Provence, descobri, na charmosa Saint-Rèmy- uma das terras de Van Gogh, uma loja de chocolates e geléias fantástica: Joel Durand. O cara faz umas combinações louquíssimas e maravilhosas- dá vontade de comprar tudo! O chocolate que mais gostei era um que tinha um fino biscuit de rosas- DIVINO!

1/2 lata leite condensado cozido
1/2 col sopa manteiga
1 gema
4 col sopa raspas chocolate meio amargo
2 col sopa geléia de rosas (vc acha na seção de produtos árabes dos supermercados e empórios)
1/4 col chá essência de rosas- opcional
Cobertura: feuilletine (uma espécie de raspinhas de massa folhada- compro na Central do Sabor)
Leve todos os ingredientes ao fogo médio-baixo. Estará no ponto quando desgrudar das laterais da panela. Despeje em um refratário untado com manteiga. Deixe esfriar, enrole e passe no feuilletine.

Um comentário:

  1. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!So de ler as receitas ja estou babando........afffffff,ai,meu Deus!!Que delicias!Beijocas

    ResponderExcluir