sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Hortelã é coisa séria!

Esses dias estava almoçando com meu marido e pedimos de sobremesa um creme de papaia que vinha com um belo raminho de hortelã decorativo. Quando G resolveu comer a folhinha pareceu por uns instantes maravilhado por redescobrir o frescor da plantinha... E realmente, hortelã é a cara do verão. Então pensei em fazer umas receitas que incorporassem a hortelã em pratos salgados. Sim, porque nem só de suco de abacaxi vive a hortelã!
Além de tudo, a hortelã tem uma história muito bacana... O nome, menta, deriva do grego Minthe. Minthe era uma ninfa por quem Hades se apaixonou. Perséfone, esposa de Hades, ficou furiosa e transformou Minthe numa plantinha rasteira para que todos a pisassem (esses Deuses não aprendiam que suas mulheres s-e-m-p-r-e tinham ataques de fúria????). Hades então resolveu perfumar a plantinha para que sempre que passassem por ela pudessem sentir sua presença... Olha que romântico! Pisada, mas cheirosa! Também da mitologia grega temos a história de dois viajantes que visitaram uma vila onde ninguém os oferecia o que beber ou comer. Até que um simpático casal os convida para sua humilde casa e os oferece uma refeição. Para limpar a mesa e tornar o ambiente mais agradável, esfregam hortelã na mesa. Eis que o viajantes revelam que são na verdade Zeus e Hermes disfarçados e transformam a casinha humilde num templo. E a hortelã se transforma no símbolo da hospitalidade. Até hoje, no oriente médio os convidados são recebidos com chá de hortelã.
A hortelã vai bem com muitos tipos de alimentos. É por exemplo acompanhamento clássico de carneiro e um dos ingredientes do tabule. Quer um exemplo de receita ridiculamente fácil ? Corte uma abobrinha o mais fina que conseguir e regue com um pouco de azeite e sal- deixe escorrendo numa peneira uns 15min para retirar o excesso de líquido. Acrescente folhas de hortelã inteiras ou rasgadas com a mão, regue com um pouco mais de azeite e salpique pimenta do reino. Voilà! Simples e deliciosa.
Resolvi fazer minha homenagem à hortelã em duas receitas: uma salada e incorporada num purê.


Lula recheada com cous-cous marroquino e salada de feijão com hortelã
4 lulas
Sal, pimenta do reino, azeite
suco de ½ limão
50 ml vinho branco
½ colher sopa manteiga gelada
50g cous-cous marroquino
75ml caldo legumes
1 xic feijão- eu usei o Flageolet vert, que é um feijão francês mais parecido com a fava, bem diferente, mas se vcs não encontrarem podem usar feijão branco ou Borlotti (aquele bege com pintas e estrias vermelho amarronzados) – amigos de Sampa: melhor lugar pra comprar: Santa Luzia; amigos dos EUA: Whole Foods ou Dean & Deluca
1 dente de alho, 1 folha de louro
1 col sopa mostarda- eu usei uma mostarda super diferente, que é a maille de coco e especiarias, que dá uma cremosidade bem legal no feijão, mas pode ser qualquer mostarda de boa qualidade
½ col sopa aceto balsâmico
½ maço de hortelã

Deixe o feijão de molho em 3 xic de água fria por pelo menos 5 horas, ou na noite anterior. O feijão vai inchar. Escorra e coloque numa panela com 1 folha de louro e 1 dente de alho. Cubra com água e leve ao fogo alto. Depois de ferver abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 1 hora- se necessário, acrescente mais água (o feijão deve estar macio mas não pode estar se desmanchando). Escorra e resfrie. Tempere com azeite (umas 2-3 col sopa), balsâmico, um pouco de sal, pimenta do reino e a mostarda . Incorpore as folhas de hortelã (picadas com a mão mesmo) só na hora de servir.
Aqueça o caldo de legumes. Coloque o cous cous numa tigela, regue com um pouco de azeite e cubra com o caldo quente por uns 5-10 min – até que tenha absorvido todo o caldo. Com um garfo solte os grãos. Reserve.
Se você não comprou a lula limpa, separe a cabeça da lula, remova o conteúdo do interior e lave para retirar o excesso. Destaque com as mãos uma das nadadeiras- isso fará com que a pele roxa se solte facilmente. Retire toda a pele. Tempere com sal, pimenta e o suco de limão. Recheie com o cous-cous e feche as lulas com um palito.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira antiaderente. Coloque as lulas e deixe dourar por uns 2 min de um lado, vire e deixe mais 1min do outro lado (se deixar muito tempo no fogo as lulas ficarão borrachudas) Acrescente o vinho e deixe quase secar. Acrescente a manteiga. Sirva a lula com a salada de feijão.
*rende 2 porções





Escalope de vitela ao molho marsala com purê de batata doce e hortelã
4 escalopes de vitela pequenos (se preferir pode usar frango ou filé mignon de porco)
2 ramos de sálvia fresca
1 dente alho
2 col sopa manteiga
70 ml vinho marsala (pode ser porto ou vinho branco)
250 ml caldo carne
Sal, pimenta, azeite
4 batatas doce médias
50 ml leite
1 ½ col sopa queijo ralado (de preferência ralado na hora)
½ maço hortelã

Cozinhe a batata doce em água sem sal até que fique mole. Descasque e passe por um espremedor de batatas. Coloque numa panela com o leite e o queijo. Mexa até ficar liso (se estiver grosso, acrescente mais leite quente). Acrescente 1 col sopa manteiga gelada. Ajuste com sal e pimenta do reino. Na hora de servir pique a hortelã e acrescente ao purê.
Tempere a vitela com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite e ½ col sopa de manteiga. Frite os escalopes até dourarem de um lado. Vire, acrescente o restante da manteiga (1/2 col sopa), a sálvia e o dente de alho inteiro, sem descascar. Quando o outro lado estiver dourado acrescente o marsala e flambe (incline a frigideira com cuidado até a chama do fogão atingir o vinho). Quando a chama cessar, acrescente o caldo. Deixe reduzir e sirva os escalopes com o purê.

Bon appétit!

2 comentários:

  1. Mari, pergunta importante: quanto tempo demora para preparar os pratos que você esta colocando as receitas? Mais ou menos??? bjs

    ResponderExcluir
  2. Paty, esses pratos são rápidos...!
    A recita da lula o q demora é cozinhar o feijão. Mas depois dele cozido e resfriado, demora menos de 5 min pra preparar a salada. Se a lula Ja estiver limpa, vai demorar uns 10 min pra fazer o cous-cous. Depois é so rechear a lula e frita-la- que demora menos de 5min!
    A vitela, o q demora é cozinhar a batata, mas mesmo isso é tipo uns 30min, faz o purê e pra fazer a vitela com o molho demora menos de 15 min.
    Bjos

    ResponderExcluir