domingo, 23 de janeiro de 2011

Top 5 utensílios culiários: o essencial

Adoro utensílios culinários. Não existe uma viagem que eu faça para o exterior que não descubra algo "indispensável" para a minha cozinha... São tantos apetrechos que tive que comprar 3 estantes desmontáveis para guardar tudo no quartinho de empregada!
Claro, ninguém precisa de uma máquina de cozinhar a baixa temperatura, ou um defumador, ou ainda uma panela específica pra fazer zabaione, mas acredite: ter o equipamento certo fará TODA a diferença na hora de cozinhar, pois deixará seu trabalho mais fácil.
Nesse primeiro post vou falar dos utensílios que considero indispensáveis, que uso praticamente sempre que vou cozinhar.
Facas
Facas são os utensílios mais importantes pra se cozinhar. Uma boa faca, afiada, confortável de se usar faz o serviço de cortar qualquer coisa mais fácil, rápido e seguro. Existem muitos tipos de facas diferentes. Eu sou louca por elas! Quando entro em uma loja de utensílios nos EUA fico louca, quero comprar todas... Mas mesmo lá as boas facas são caras (pelo menos uns US$100). Mas calma! Vc não precisa ter uma parafernália de lâminas! Duas facas são as mais importantes e fazem 90% do serviço: uma faca de vegetais, com uma lâmina curta (pra fazer o trabalho mais delicado) e uma faca de chef (essa é bombril: mil e uma utilidades). Não vale a pena comprar facas importadas aqui no Brasil porque o preço é ridiculamente caro. As facas da tramontina ou da spicy são bem decentes e mais do que o suficiente para começar. Se vc for viajar, gosto muito da Global e da Shun.
Além das facas compre uma chaira, que serve para manter o ângulo da faca certo- use no mínimo 1x/semana. E mantenha sempre as facas afiadas- vc pode comprar um amolador de pedra ou tercerizar o serviço.
Panelas
Ao lado das facas, as panelas são os utensílios mais utilizados na cozinha. Também tenho um xodó pelas minhas. Nesse caso, acho legal investir em panelas legais, de diferentes materiais, pois o resultado final do prato vai depender do método de cocção. O que acho importante é comprar panelas de fundo mais grosso- isso fará com que o calor se distribua melhor pela panela e cozinhe o alimento por igual.
Acho legal ter pelo menos uma dos seguintes tipos:
- frigideira anti-aderente: é onde vc vai fazer a maioria dos pratos rápidos: seja saltear (fritar em pouca gordura) carnes, peixes e afins, além de vegetais- eu aconselho a ter uma pequena e uma grande.
- frigideira de aço inoxidável: pra fazer pratos com molho - aqui alguns pedacinhos do alimento, seja carne ou vegetal, grudam no fundo da panela e caramelizam (queimam) mais. Quando se adiciona o líquido (vinho, caldo), esses pedacinhos desgrudam e se incorporam ao molho, dando uma maior complexidade. Eu tenho de vários tamanhos, mas acho suficiente ter uma média pra quem está começando. É importante só usar quando for adicionar líquido, se não vai grudar tudo e dar o maior trabalho pra limpar!
- panela de ferro fundido: muito útil para se fazer assados com molhos, sopas ou qualquer prato de cozimento longo. As melhores são Le Creuset e Staub, mas aqui são caríssimas- uma marca que eu achei bem legal e menos cara é a Mario Batalli, que vende na Spicy. Existem umas nacionais mas achei a qualidade um pouco ruim.
- panela grande- pra cozinhar massa, e fazer qualquer prato em tamanho família!
- se vc gosta de cozinha asiática, recomendo uma wok- compre na liberdade que tem umas ótimas e não são caras.

Miscelânia básica
Alguns utensílios que não podem faltar:
-tábuas: madeira ou PVC- tanto faz!
-colheres de pau de vários tamanhos - recomendo separar as de doces das salgadas, pois pegam cheiro facilmente
-espátulas
-pincel
-descascador de legumes
-pegador: para virar carnes e vegetais
Instrumentos de medição
Fundamentais para confeitaria, que é uma culinária de precisão! Colheres medidoras, balança e medidores padrão de líquido e secos em xícaras (sim, porque a sua xícara pode ter de 150 a 300 ml!!!)
Pilão
Eu considero o pilão um instrumento fundamental na cozinha. Quando se começa a cozinhar a sério vc percebe um enorme diferença entre comprar temperos prontos e fazer o seu prório. Sempre compro minhas especiarias inteiras e trituro no pilão na hora- isso faz com que o aroma esteja sempre freco e o melhor possível, fora que as especiarias inteiras duram infinitamente mais (as já moídas perdem seu aroma rapidamente). Também muito útil para se fazer pesto, triturar nozes e fundamental na cozinha asiática. O melhor é sem dúvida o de pedra- é necessário que a parte interna do pilão seja levemente áspera para criar uma superfície abrasiva e triturar melhor os ingredientes. Além disso, os de madeira não são pesados os suficientes para triturar finamente os alimentos. O meu comprei em NY e é importado da Tailândia. Aqui, o do Jamie Oliver não é muito caro e tem todas as características necessárias.
Boas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário