quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cupcake Fever!

Como tuda na vida, no mundo culinário também existem os modismos. Quem não se lembra do tomate seco? Ele apareceu há uns anos atrás e invadiu absolutamente todos os pratos e todos os restaurantes... Afff! Hoje eu não consigo nem olhar praquelas bexiguinhas murchas e vermelhas!
Houve um dia que fiquei até tentanda em re-experimentar a tal "iguaria": estava em Mendoza num restaurante ma-ra-vi-lho-so, o 1884, que tem um jardim lindo, com mesinhas sob as amexeiras- um sonho! Pois bem. Num cantinho do jardim uma das cozinheiras colocava os tomates para secar ao sol, regado com um azeite lindo lindo e várias ervinhas... Devia ser outro papo degustar os tais tomates feitos assim por um método tão artesanal. Mas meu córtex cerebral já estava danificado e traumatizado para sempre- tomate seco nunca mais!
Dos modismos mais recentes, destaco os assim chamados brigadeiros "gourmet". Começou tímido, com a Maria Brigadeiro e suas marmitinhas fofas com bolinhas e de repente pipocou brigadeiro em tudo quanto é canto. Quem não gosta de brigadeiro? Uma bolota doce de chocolate que é quase uma pílula da felicidade! Deprimiu? Tá feliz? Tá chovendo? A resposta é sempre brigadeiro! Agora, devo confessar que os brigadeiros de Juliana Motter são realmente especiais. Não são muito doces, o chocolate utilizado é de altíssima qualidade, e as embalagens são simplesmente lindas!!! O de chocolate com vinho do porto é simplesmente divino. E o de pêra? Afff! De comer de joelhos! Quem mora em São Paulo precisa conhecer o atelier da Maria Brigadeiro que fica na rua Capote Valente. Além de ser lindo, vc pode ficar ali degustando os sabores do dia enquanto vê a produção ao fundo. Vale a visita!
E agora é a vez dos cupcakes. Esses mini bolinhos individuais, sempre com alguma cobertura estão virando mania nacional. O curioso é que nos EUA já existem há décadas e sempre fizeram parte das vitrines das bakeries. Mas até lá parece que está havendo um movimento de resgate ao cupcake ultimamente. Em novembro fui aos EUA visitar a família e passar o Thanksgiving. Minha família mora em Maryland, a 30 min de Washington. E é bem ali, no neighborhood mais charmoso da área de DC que está a nova tiete do mundo cupcakeano. A Georgetown Cupcake é mesmo uma febre! Bem no coração do bairro de estilo inglês, fica uma portinha que simplesmente está SEMPRE abarrotada de gente e com filas! Faz tanto sucesso que a rede de TV TLC fez uma série- que vai para a segunda temporada (!) sobre a loja, a história das irmãs que abandonaram tudo pelo sonho de abrir uma bakery fofa e as encomendas loucas que recebem. É c-l-a-r-o que eu não podia estar ali e não provar o tal bolinho. Afinal, valia mesmo a pena ou era só marketing? A primeira vez não consegui entrar! Mesmo apelando pro "tô grávida", o sangue yankee não parece se compadecer desses detalhes. Mas insisti, e numa segunda tentativa, lá estava eu. A loja é bonitinha, mas nada demais. Agora o bolinho é realmente muito bom. A massa é mais leve e as coberturas não são tão pesadas, nem doces demais nem feitas só de buttercream. Elas usam chocolate Valrhona e isso faz toda a diferença. A pra minha sorte, na época do Thanksgiving, os sabores especiais eram ótimos: apple caramel e pumpkin spicy. Provei 6 (!) sabores e todos aprovados. Resultado: voltei com um livro da Martha Stewart, a rainha do lar, na bagagem, junto com forminhas e apetrechos na mala.
Aqui em Sampa, de todos os que comi, os melhores são os da Wondercakes. Eles abriram recentemente uma loja aqui no meu "jardim", o shopping higienópolis, que é simplesmente linda! Quando vc entra, tem vontade de experimentar todos! Já degustei vários sabores, mas os meus preferidos até agora são os de pistache e o de chocolate amargo com limão- maravilhoso!
Então, para comemorar o meu blog e seus mais de 500 acessos, bem como o aniversário da minha amiga Juju, aí vai meu cupcake gourmet!
Cupcake de Tiramisú
Massa
1 1/4 farinha trigo
3/4 col chá fermento em pó
1/2 col chá flor de sal
1/4 xic leite integral
1 fava de baunilha ou 2 col chá extrato de baunilha
3 ovos inteiros + 3 gemas (temperatura ambiente)
Coloque numa panela o leite e a baunilha (se estiver usando a fava, corte-a ao meio, raspe as sementes e coloque tudo junto do leite). Quando começar a formar bolhinhas apague o fogo e deixe infundir por 15 min.
Junte a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar. Quando tudo estiver bem misturado, coloque a tigela em banho maria e bata com a mão (com ou batedor/fouet) até a mistura ficar esbranquiçada,espessa e morna (cerca de 6 min- cuidado para não cozinhar os ovos! A água do banho maria não deve encostar o fundo da tigela, e tem que estar em fogo baixo!). Retire do fogo e com a batedeira, bata na velocidade alta até a mistura ficar fofa e espessa o bastante para formar uma "fita" quando se levantar a pá. Acrescente então a mistura de farinha com uma espátula, aos poucos, bem delicadamente- essa massa é realmente muito delicada! Coloque cerca de 1 xícara da mistura no leite (se usar a baunilha inteira, coe antes) e depois acrescente o leite na massa- mexendo sempre delicadamente. Distribua a massa nas forminhas de papel (eu gosto de colocar as forminahs de papel dentro de forminhas de muffins para garantir que os bolinhos não deformem!) e leve ao forno médio pré-aquecido cerca de 30 min, até a superfície estar dourada (vire a assadeira no meio do cozimento para que a distribuição de calor seja igual). Retire do forno e deixe esfriar.
Calda
3 doses de café expresso ou 1/3 xic café forte
2 col sopa Marsala ou rum
1/4 xic açúcar
Misture tudo e deixe chegar à T ambiente. Regue os cupcakes já frios (se vc tiver um conta gotas ou um squeezer- aqueles frascos de ketchup, ajuda a concentrar o líquido no meio do bolinho)- cerca de 1 col chá cada um. Deixe encharcar por uns 30 min.
Cobertura
1/2 xic creme de leite fresco
400g mascarpone
1/2 xic açúcar confeiteiro
Misture o mascarpone com o açúcar. Bata o creme de leite em ponto de chantilly (para obter melhores resultados as espátulas da batedeira e sua tigela devem estar bem frias- eu coloco no freezer uns 20 min antes). Misture os 2 cremes e leve ao freezer por cerca de 1 hora- até começar a ficar duro. Cubra os cupcakes com o creme de mascarpone e polvilhe chocolate em pó.
* rende 20 cupcakes
Agora é só comer!!!!

Um comentário: