quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O maravilhoso mundo das lentilhas

É incrível como depois de virar um aficcionado por gastronomia (pra não dizer fresco e metido) as coisas não são mais tão simples como costumavam ser. Você come uma tortinha em qualquer boulangerie em Paris e aquela massa é simplesmente maravilhosa, e por mais que você tenha a melhor receita não sai igual... Por que? Oras, porque simplesmente lá farinha não é simplesmente farinha... nem manteiga... nem creme. Tudo tem um subtipo. Tem a farinha específica para doces, outra para pães. Tem a manteiga com maior ou menor conteúdo de água, o creme com diferenças no teor de gordura... E isso faz a total diferença.
Acho que a vez que fiquei mais chocada com essa diversidade de produtos outrora "genéricos"para mim foi quando estava rodando pelo Farmer's Market de São Francisco e me deparei com uma banca de tâmaras. Sim, porque não era um cantinho, mas uma banca inteira com mais de dez tipos diferentes das frutinhas. Tinha tâmara comprida e fina, redonda e gordinha, marrom, roxa (!), amarelo clarinha, uma metada branca metade marrom, umas mais secas e enrugadas, outras lisas e suculentas... E eu pensando: mas tâmara não é... enfim, apenas tâmara??? E eu saí de lá que nem criança em loja de doce: com um pacotinho sortido. E posso dizer: cada uma tinha a sua peculiaridade...
E assim também ocorre com as lentilhas. Se engana aquele que pensa que lentilha é sinônimo daquele grãozinho cor de... bem, digamos, um cáqui foncé, que perde sua forma durante o cozimento e fica um prato não tão apetitoso de se ver. Não, amigos. As lentilhas, esses grãos que foram um dos primeiros produtos alimentícios a ser dominado pelos homens, que têm menção na bíblia e são importantes em tantas culturas (indiana, judaica e até italiana- de onde vem a nossa tradição de servi-la no ano novo) podem ter muitas cores, tamanhos e texturas. Podem ser brancas e macias, muito pequenas e amarelas (a chamada "Petite Golden"), marrons com sabor de castanhas (como a espanhola Pardina), vermelha e cremosa- a "Petite Crimson" entre muitas outras. Meu primeiro contato com essas lentilhas "gourmets"(assim chamos as que não são as lentilhas genéricas) foi também a primeira vez que comi foie gras de verdade. Ali, sob aquele bifinho de manteiga tostadinho e rosado por dentro (ai, que delícia!), jazia uma caminha de pequenas pérolas verde escuras, de sabor delicado e terroso e de consistência al dente: voilà! Acabara de conhecer as famosas lentilhas francesas du Puy. Espetacular. E assim começou a minha jornada pelo maravilhoso mundo desses grãozinhos...

Para essa receita, do almoço de ontem- bem saudável para as grávidas e super fácil e rápido de fazer, usei as lentilhas pretas Beluga- que têm esse nome por se assemelharem ao caviar Beluga...(très chic!) Os grãos são bem pequenos e não dissolvem no cozimento, seu sabor é mais pronunciado e lembra nozes...

Salmão com creme de alcachofra e salada de lentilha
2 pedaços de salmão com cerca de 100g cada um
1/4 xic vinho branco
sal e pimenta do reino
2 fundos de alcachofra
1 colher de sopa cheia de creme de ricota
1/2 colher de chá de suco de limão
1 xic de lentilhas (de preferências as mais firmes como Puy, Beluga)
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 xic tomates sweet grape ou cereja
azeite + vinagre balsâmico
salsinha

Coloque a lentilha numa panela com o louro, o alho e cubra com água fria. Leve ao fogo. Após ferver cozinhe por cerca de 30 min até que fique al dente (se a água secar, acrescente mais água quente). Retire do fogo - se ainda houver líquido do cozimento, escorra. Deixe esfriar e tempere com o azeite, o balsâmico (fica maravilhoso com lentilhas!) e ajuste sal e pimenta. Adicione os tomatinhos picados em quatro e a salsinha.
Tempere o salmão com o vinho branco, o sal e a pimenta e coloque numa frigideira bem quente com um fio de azeite. Doure todas as superfícies.
Faça o creme: bata num processador as alcachofras, o creme de ricota e o suco de limão. Ajuste sal e pimenta.
Sirva o salmão com o creme e a salada fria.
* rende 2 porções

7 comentários:

  1. Ueba! Consegui mudar o perfil! Agora posso comentar sem revelar minha identidade secreta subversiva!
    :D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pois bem: fiz e ficou uma delícia! Nunca imaginei que lentilhas pudessem ser tão "com graça"!
    No lugar do salmão, como sou vegetariana, usei hambúrguer de faláfel. A combinação com o creme foi uma surpresa tão boa quanto a da graça possível das ervilhas: ficou DIVINO!
    Mari: Gostaria de te pedir que postasse, além das receitas, dicas sobre lugares para comprarmos os ingredientes. Foi meio difícil encontrar a lentilha sugerida! Você também poderia falar sobre utensílios, eletrodomésticos, apetrechos! Vai ser uma enciclopédia, não um livro! Oba!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Dicas de utensílios e afins eu já tava querendo colocar mesmo. Mas vou incluir os endereços tb. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog - muitas coisas gostosas ;)
    O farmer's market de SF é realmente sensacional: lentilhas, aspargos, cogumelos e até salmão defumado como os antigos "nativos americanos" do Alaska faziam.
    Gostei da receita de lentilhas e irei comer de novo assim que conseguir achar uma variedade decente por aqui. Lembrando que com confit de pato fica mara.


    ResponderExcluir