quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Top 5: livros para iniciantes

Eu simplesmente A-M-O livros...! Quer me deixar feliz? Me leva pra passear numa livraria.
Aqui em São Paulo existia uma livraria maravilhosa na rua da Consolação com a Oscar Freire chamada Mille Foglie. A casa era o máximo: a fachada era uma parede de cobre que lembrava aquelas panelas lindas... Lá dentro, o melhor: livros e mais livros de culinária- SÓ culinária!!!!! Os clientes eram atendidos ou pela dona- que era fanática por (livros de) culinária e sabia todos os títulos que haviam ali ou por um staff igualmente bem informado gastronomicamente. Além da livraria ser linda, tinha um café super charmosinho, onde eu sempre comia a mesma coisa: um cookie gigante que derretia na boca e um smoothie de goiaba... Ai, que delícia!! Tinha também um pomarzinho e um espaço pra fazer cursos. A livraria era muito perto do Hospital das Clínicas e abriu quando eu estava no começo da minha residência. Ia lá quase toda semana. Ficava namorando os livros, comendo meu cookie e quando saía meu (mísero) salário, me dava um presente. Como eu amava aquele lugar... Era realmente especial. Fiquei arrasada quando fecharam- provavelmente por falta de público na época- hj acho que a livraria seria um super sucesso. E sinceramente até hoje nunca achei uma livraria de gastronomia tão charmosa... A Kitchen Arts & Letter em NY, que é uma das maiores do mundo é super muvucada, os livros não ficam expostos de uma maneira convidativa... Foi super decepcionante pra mim... Agora, quando eu penso em uma livraria que gosto de me "perder" na área culinária, é a Fnac de Paris do Les Halles- são inúmeras (mesmo!) prateleiras e eu simplesmente pego um monte de livros, sento no chão na maior cara de pau e me deleito por horas a fio...
Imagina o tamanho da minha biblioteca culinária...! São muitos livros... Devo ter no mínimo uns 150 livros dos mais variados assuntos, que ficam espalhados em vários ambientes da casa- E do consultório. Agora, fazendo um projeto pra casa nova, quero ver se acho um lugar na cozinha para exibí-los com toda a dignidade que possuem...! E por causa desse caso de amor de tanto tempo, pensei em fazer uma lista com meus livros prediletos. Como a maioria dos meus leitores e amigos estão iniciando sua aventura culinária, quis começar por uma lista de livros "básicos".
Eis os meus escolhidos:
- ON COOKING: a textbook of culinary fundamentals (ed. Prentice Hall)
É um livro muito legal que ensina história da culinária, identificação e uso de equipamentos e utensílios, técnicas básicas (molhos e caldos), cortes e preparo de legumes e carnes, além de várias receitas. O livro é muito bem escrito e, de todos os que tenho nesse molde, o mais didático. Não é difícil de achar, comprei na livraria cultura.
- ÉPATEZ VOS AMIS (ed. Mango)
O mais bacana desse livro é que ele apresenta diversos menus de entrada, prato principal e sobremesa realmente para impressionar os amigos. As receitas porém são fáceis e o livro traz várias fotos do passo-a-passo além de truques culinários. Esse comprei em Paris, mas deve dar pra encomendar na cultura ou vcs podem comprar pela fnac.fr que eles entregam no Brasil
-SÉRIE COZINHA PASSO A PASSO (ed. Larousse)
Essa série é fantástica para os debutantes: os livros daqui de casa foram todos presentes para o meu marido quando ele resolveu iniciar suas aventuras pela cozinha- e não fez feio nenhuma vez!!!!! As receitas são bem fáceis de seguir e todas vem com fotos do preparo. Na França existem mais de 10 títulos, aqui no Brasil já temos 6. Os que indico são:
- PRATOS BÁSICOS: ensina molhos básicos, massas e risotos, carnes, peixes, legumes e sobremesas. Comprei o nosso na França e o G. usava o tradutor Google pra conseguir fazer as receitas (fofo!)- a primeira dele: um soufflé de queijo maravilhoso!
- COZINHA ITALIANA: dispensa apresentações...! Pratos clássicos e fáceis! O nosso compramos numa mini livraria em Siena, na Toscana... (mas todos os livros de culinária que comprei lá eram em inglês). Tudo de bom!
- CONFEITARIA: para os momentos de TPM e afins! Tem de tudo: caldas, bolos, tortas, biscoitinhos... hummmmmm!!!!

Boa leitura!

4 comentários:

  1. Ma , se tiver na Amazon compensa comprar... sai mais barato mesmo com shipping! bjs

    ResponderExcluir
  2. Paty, eu compro muito pela Amazon! Mas sabe q tem livro q acaba ficando quase o mesmo preço? Tem q dar uma comparada antes... Bjinho

    ResponderExcluir
  3. Olá Mariana, Adorei o blog, já anotei todos os livros, comprei um livro muito bom no final de semana "Panelinha receitas que funcionam" da Rita Lobo.

    ResponderExcluir
  4. Que bom q vc gostou, Adriana!
    Os livros da Rita Lobo são bem legais! Ela é uma fofa e o blog dela é ótimo!
    Abraços

    ResponderExcluir